sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Simbologia das Alianças

A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo entre duas pessoas emocionalmente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.






Mas como surgiu essa simbologia?

Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava.

Cerca de 2 000 anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição.
Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos.  Assim, a aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a passagem para o compromisso definitivo. Pois, do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração.

Um dos mais famosos e antigos casos da utilização de diamantes nas alianças de  noivado ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante.  O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente. Alguns gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chegaram a Terra; outros, porém, achavam até mesmo que essas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses do Olimpo. Aqui no Brasil, muitos casais estão utilizando alianças com diamantes, como  no modelo da Reisman na foto a cima. A minha também é muito semelhante a esta, linda não é mesmo??? Eu particularmente gostei muito da surpresa que meu noivo me fez... Então fica a dica! ^^'

Seja qual for a crença, nota-se que as alianças desempenham, nas mais diversas culturas, a importante função de simbolizar a união entre um casal.




Fonte: 

http://mundoestranho.abril.com.br
http://www.reisman.com.br/

Um comentário:

Hummm, vai comentar?!!!! Rsrs.. Agradeço sua visita e carinho!
Deixe o seu link para que eu possa retribuir o carinho...

Um Beijo GRANDE!